Check-up Vascular. Por que fazer?

Check-up Vascular. Por que fazer?

Cirurgia Vascular

O corpo humano pode facilmente ser associado a um relógio, se uma das engrenagens parar de funcionar, as demais também não funcionam direito. Uma dessas engrenagens do corpo humano é o sistema cardiovascular, formado pelo coração, sangue e as veias. Quando alguma engrenagem do relógio está com problemas, fica fácil de perceber pelo comportamento dos ponteiros, mas e quanto ao sistema cardiovascular? Por isso é recomendado o Check-up Vascular.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as 10 doenças que mais matam no mundo estão o acidente vascular cerebral (AVC), que ocorre devido à obstrução das veias carótidas, e o diabetes, que causa a obstrução dos vasos das pernas, resultando no pé diabético. O Dr. Alex Dornelles, explica que essas e outras doenças podem ser evitadas com a realização do check-up vascular.

O check-up vascular consiste em uma consulta clínica, onde são pesquisados os sinais, sintomas e fatores de risco das principais doenças circulatórias, por meio de exames físicos, laboratoriais e de imagem, como o ultrassom e doppler. Através do resultado dos exames o cirurgião vascular obtém um histórico médico completo, podendo assim, passar as orientações necessárias para tratamento ou prevenção, bem como o pedido de exames, caso precise ser realizado.

De acordo com o Dr. Alex, ao realizar um check-up vascular, o cirurgião vascular pesquisa a existência de problemas vasculares em todo o corpo. “Como todo o organismo necessita de sangue, os vasos sanguíneos estão presentes em todos os locais do corpo e podem ser afetados por inúmeras condições”.

Nem sempre é possível identificar e descartar todas as patologias devido ao grande número de doenças existentes. Porém, o objetivo maior é identificar e prevenir os problemas mais comuns e mais graves.

QUAIS DOENÇAS PODEM SER DIAGNOSTICADAS?

Alguns problemas vasculares podem ser percebidos pelo próprio paciente, como é o caso das varizes. Mas existem ainda situações em que o problema é silencioso, e a pessoa não consegue percebê-lo. O diagnóstico precoce destas doenças facilita o tratamento e salva vidas. Dentre as principais doenças vasculares estão:

• Acidente vascular cerebral (AVC)

• Pé diabético

• Trombose venosa profunda

• Insuficiência venosa crônica

• Doença arterial obstrutiva periférica

• Aneurisma de aorta abdominal

• Varizes

O Dr. Alex ressalta que o check-up vascular é a melhor maneira de prevenir essas doenças, mas os cuidados com a saúde não podem ficar apenas sob responsabilidade médica. Ter uma vida equilibrada, se alimentar de forma adequada e praticar exercícios são o pontapé inicial na prevenção de doenças vasculares.

Dr. Alex Dornelles (CRM/SC 15370 – RQE 11689)