Tratamento de doenças do sistema vascular

Tratamento de doenças do sistema vascular

Cardiologia

Ultrassonografia em cirurgia vascular utilizando o método de exame Doppler!

O Doppler fornece imagens dinâmicas, em tempo real, do sistema vascular e do fluxo sanguíneo.

O Doppler é uma ferramenta muito difundida hoje em dia, um método que auxilia os cirurgiões vasculares em um diagnóstico rápido, preciso e não invasivo. O paciente não sofre exposição à radiação, pode ser realizado inúmeras vezes com segurança, fornecendo de imediato informações precisas e fidedignas para um diagnóstico correto das diversas patologias vasculares, tais como trombose venosa profunda, tromboflebite, varizes e úlceras. Enfermidades acometem desde jovens a idosos, sendo que as múltiplas causas abrangem desde a predisposição genética até hábitos adquiridos no decorrer da vida como; o uso de hormonioterapia, tabagismo, sedentarismo e ainda podem ser decorrente de gravidez e diabetes.

A ultrassonografia baseia-se na formação da imagem através da transmissão de uma onda sonora pelos tecidos, bem como o retorno dessa onda e sua posterior decodificação, ou seja, sua interpretação pelo aparelho de ultrassom.

A ultrassonografia básica aliada ao método Doppler (método que consegue refletir as ondas sonoras das hemácias em movimento), nos permite o estudo das doenças vasculares, tanto venosas como arteriais. Dentre as patologias em que se usa o Doppler de rotina, a que mais chama a atenção é a trombose venosa profunda, doença que frequentemente requer a internação hospitalar, sendo de alta morbidade e mortalidade, com 10% dos casos evoluindo para embolia pulmonar e potencialmente óbito.

Anteriormente, o diagnóstico era firmado através de flebografia, um método doloroso que expunha os pacientes a altas doses de radiação e injeções de contraste. Com o advento do Doppler, teve início uma nova era no diagnóstico e seguimento das patologias vasculares, já que se trata de um exame rápido, de baixo custo, não invasivo e assim otimiza a rapidez no tratamento. É importante exaltar a importância desta ferramenta no preparo do pré-operatório, auxiliando no mapeamento de varizes na visualização de insuficiências nas veias, assim descartar a possibilidade de trombose venosa profunda subclínica.

O diagnóstico de doenças arteriais tais como: placas de aterosclerose (cálcio), estenose (afilamentos) e obstruções podem ser fielmente diagnosticadas em mãos hábeis de um bom ultrassonografista, auxiliando no diagnóstico e principalmente terapêutica (tratamento) cirúrgica posterior.

Tanto artérias de extremidades (membro superior e inferior), como vasos cerebrais (carótidas, vertebrais e cerebrais) são visualizadas com exatidão, não expondo pacientes, (geralmente críticos) a mais traumas, dores e riscos. O importante é que, como o Doppler é um exame técnico dependente (depende do médico que o faz), é imprescindível que seja feito por profissional habilitado, com treinamento específico, para um diagnóstico preciso, seguro e rápido, para uma melhora terapêutica e acompanhamento posterior.

VARIZES DOS MEMBROS INFERIORES

Doença vascular mais frequente, causa dor e desconforto, pode causar incapacitação se não tratada. Existe maior incidência em mulheres devido às modificações hormonais a que são submetidas durante a vida. Varizes não são apenas uma questão estética, podem ser pequenos vasos que, em casos extremos, evoluem para ulcerações.

TROMBOSE

Formação de coágulo dentro de um vaso sanguíneo pode ocorrer em veias ou artérias. No caso da trombose venosa, pode ocorrer em uma veia superficial (flebite superficial) ou em uma veia profunda (trombose venosa profunda TVP).

GESTAÇÃO

Durante a gestação, o corpo da mulher sofre transformações durante 40 semanas, o sistema venoso é sobrecarregado, inchaços e desconfortos podem ocorrer devido às modificações químicas e hormonais.

VÁLVULAS

As válvulas venosas são estruturas no interior das veias que têm como função impossibilitar o refluxo de sangue. O mau funcionamento destas válvulas acarreta em hipertensão venosa, causando inchaço, dores e ulcerações.

ÚLCERA VARICOSA

Ocorre devido a alterações no retorno venoso dos membros inferiores.

DR. CÁSSIO MURILO ALARCON DE NAKANO (CRM/SC 17486 IRQE 9842 I RQE 9843)