Por que buscar a psicoterapia?

Por que buscar a psicoterapia?

Psicologia

A psicoterapia é uma ferramenta que busca analisar os nossos problemas a partir de outras perspectivas. Muitas vezes buscamos conselhos com nossos amigos, mas nem sempre estes são suficientes ou exatamente o que precisamos, em função disso, cada vez mais pessoas têm buscado na psicoterapia uma contribuição que não encontram em outro lugar.

Atualmente, está se tornando comum ir a terapia para melhorar e adquirir o autoconhecimento. A psicoterapia se transformou, para muitas pessoas, em um espaço de exposição dos seus medos, seus conflitos e suas dores, o que traz alívio e aprendizado para enfrentá-los, compreendendo que não somos perfeitos, que cometemos erros, e que a partir de uma nova perspectiva podemos mudar.

A psicoterapia não consiste em simplesmente receber conselhos de alguém que não o conhece, mas de aprender a enxergar os seus problemas de formas diferentes. Os psicólogos não nos dão as respostas, mas vão ajudar você a encontrá-las, através de perguntas que talvez nunca se tenha feito e que pode ser relevante para o problema que está enfrentando.

Devemos lembrar que a psicoterapia traz benefícios, como: Proteger sua saúde emocional para que você consiga entender melhor suas emoções; Fortalecer suas emoções para enfrentamento; Aliviar o sofrimento promovendo novas perspectivas para ver o mundo; e Permitir conhecer melhor as diferentes partes de si mesmo.

Todos nós como seres humanos, podemos nos beneficiar dessa ferramenta, a Psicoterapia.

Há uma música de Oswaldo Montenegro intitulada: “Nossas Histórias”, que muitas vezes descreve o permitir de sentir nossas emoções dentro do processo de psicoterapia.

“Quando a sua história tira a minha para dançar

Como bailarina salta e gira sem cansar

Vence a gravidade e fica leve até voar

Vendo a gente toda a gente busca o seu par

Quando um coração se acalma e volta pro lugar

A esperança sonolenta acorda e vai brincar

Toda melodia é um farol guia em alto mar

Quando uma canção consola alguém valeu cantar”

Oswaldo Montenegro

*Vitae Clínica de Psicologia – Pato Branco/PR

Marilei Pôncio de Oliveira Vezaro - Psicóloga | CRP 08/16925