Onicomicose - Fungos e Frieiras

Onicomicose - Fungos e Frieiras

Podologia

As onicomicoses, popularmente conhecidas por fungos, são infecções causadas por micro-organismos instaladas nas unhas, normalmente no hálux (dedão do pé) que é o primeiro a ser atingido, sendo que todas as lâminas ungueais (unhas), (pés e/ou mãos), podem ser afetadas.

A unha que possui o fungo instalado tem uma cor que vai de amarelo claro a castanho podendo ter manchas brancas. Com o tempo a unha vai se tornando fraca, quebradiça e tende a descolar.

A onicomicose normalmente limita as atividades corriqueiras do dia a dia, pois a lâmina ungueal fica sensível dificultando o uso de sapatos, o andar/caminhar correto além de provocar um odor incomum no local.

Estas infecções são frequentes e responsáveis por 20 a 40% das podopatias, sendo mais comuns em pessoas adultas com baixa imunidade, seja por algum fator clínico instalado ou até mesmo do estresse diário.

Outras causas/fatores que auxiliam na incidência da onicomicose são a retirada excessiva das cutículas com instrumental sem esterilização, seja no corte ou para "empurrar" a cutícula, o uso prolongado de calçado fechado aliado ao calor e umidade interna, pisos diversos sem a devida limpeza ou por excesso de umidade (piscinas, saunas, banheiros, etc.), entre outras situações.

Pode-se evitar ou diminuir as chances da instalação da onicomicose evitando o uso prolongado de materiais sintéticos em contato com as unhas, diminuir o uso dos calçados fechados, evitar o contato direto dos pés em solo/superfície principalmente onde haja a possibilidade de acesso de animais (domésticos ou rurais), nos salões usar somente kits esterilizados ou seu próprio material.

Muitas vezes, não damos atenção que deveríamos aos nossos pés e unhas, nem mesmo nos lembramos de que eles podem indicar problemas de saúde.

*Cleci Flach Cabral - Podóloga