Ortodontia

Ortodontia

Odontologia

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Benefícios estéticos: Com a correção de problemas de posicionamento dos dentes também ajuda a mudar a posição dos tecidos próximos à boca, o que pode deixar os lábios mais volumosos.

Melhora das funções da boca: Dicção, a fala e a respiração estão entre as funções que podem melhorar com a correção de problemas nos dentes e nos ossos maxilares.

Evita dores de cabeça: Problemas de mordida e de mastigação podem causar fortes tensões musculares que têm como consequência dores de cabeça. Por isso, tratamentos ortodônticos que corrijam esses problemas também ajudam a diminuir ou eliminar estes sintomas.

Evitar problemas bucais: Endireitar os dentes e a mordida evita que se criem áreas de acúmulo de sujeira na boca que poderiam acumular placa e se transformar mais tarde em cáries e outros problemas bucais.

Benefícios psicológicos: Ter o sorriso corrigido gera uma melhora estética natural e significativa que afetam positivamente a autoestima das pessoas, podendo inclusive influenciar em sua personalidade e vida social.

- DR. JORGE OBO | CRO/SC 3571

- DR. FELIPE S. FONTANA | CRO/SC 11531