Novidades para o Tratamento de Manchas e Melasmas!

Novidades para o Tratamento de Manchas e Melasmas!

Estética

Sardinhas na pele do rosto podem até ser charmosas e existem, inclusive, maquiagens e outros recursos que conferem esse efeito na pele. No entanto, manchas de diâmetros maiores, mais escuras e de formatos variados, comprometem a beleza da face, causando incômodo, além de afetar a autoestima.

O melasma é a hiperpigmentação de regiões específicas da pele, resultando em manchas escuras que normalmente aparecem no rosto, colo e braços. Ocorre com mais frequência em mulheres e, apesar de não ter causa definida, é relacionada às alterações hormonais, uso de anticoncepcional, gestação e, principalmente, exposição solar.

Estima-se que 10% da população mundial apresente o problema. No Brasil, esse número pode ser ainda maior, principalmente devido à miscigenação que torna mesmo as peles mais claras suscetíveis a desenvolver hiperpigmentação, além de ser um país tropical, onde a exposição à radiação solar é maior.

A boa notícia é que se torna possível clarear melasmas através de tratamentos estéticos como:

• Os Peelings: são procedimentos por meio de agentes químicos que renovam as células que integram as camadas da pele promovendo uma pele mais jovem, firme e amenizando as manchas. Mas cuidado como alguns tipos de ácidos utilizados nos peelings, pois podem agredir a pele, causando processos inflamatórios que geram o efeito rebote, ou seja, o retorno das manchas, já que as inflamações estimulam às células a produzirem mais melanina.

• Fototerapia: consiste na aplicação de raios de luz, com comprimentos de onda específicos, sobre a região a ser tratada. O LED consiste em uma radiação eletromagnética não ionizante e monocromática, que promove a iluminação facial de maneira efetiva devido ao seu efeito clareador, diminuindo a potencialidade e a pigmentação da mancha.

• Mesolift: a técnica consiste em múltiplas injeções realizadas na derme superficial de um lançamento europeu, o NCTF 135HA®, que vem surpreendendo por seus excelentes resultados no clareamento de manchas e melasmas. Trata-se de um complexo revitalizante e nutritivo, composto por ácido hialurônico e mais 55 bioativos que reduzem hipercromias, tratam sinais do foto envelhecimento, hidratam a pele, aumentam a densidade dérmica, tornando a pele mais densa e firme, estimula a síntese de colágeno e melhora a luminosidade da pele. Uma verdadeira revolução em tratamentos faciais!

Além dos tratamentos estéticos, podemos amenizar as manchas e melasmas através da nutrição. O uso de suplementos orais ortomoleculares e fitoterápicos vem sendo estudado no tratamento das manchas, dentre eles:

• O chá verde que é um fitoterápico e devido a sua ação antioxidante reduz os danos causados pela radiação solar. Seus compostos antioxidantes combatem os radicais livres (muitas vezes induzidos pela exposição solar), amenizando os danos à pele, tais como o envelhecimento precoce, aparecimento de manchas e melasmas, destruição das fibras de sustentação da pele, evitando à flacidez. Outros antioxidantes com esta mesma função, são as proantocianidinas e antocianidinas, presentes nas frutas vermelhas como açaí, mirtilo, framboesa, melancia e goiaba.

• O romã é rico em vitaminas C, vitamina B5, polifenóis, potássio e outros nutrientes, tem sido estudado como uma fruta amplamente eficaz no tratamento de várias doenças de pele. O romã contêm antioxidantes e outras propriedades que ajudam a melhorar a saúde da pele reduzindo manchas e flacidez.

• A vitamina E auxilia na proteção do DNA e apresenta ação antioxidante. Encontramos a vitamina E nos óleos vegetais, germe de trigo, nozes e castanhas.

• O Polypodium Leucotomos é uma planta que tem ações antioxidantes, anti-inflamatório e fotoproteção. Pode ser utilizado conjuntamente com outras vitaminas orais como extrato de romã, vitamina C e E.

É importante destacar que a melhor estação do ano para a realização de procedimentos para manchas é o inverno e que, independente do caso, a avaliação e indicação do melhor tratamento deve ser feito por um profissional capacitado.

CARINE ZANOL | ESTETICISTA | OSCIP 82458