Mapeamento Corporal com FotoFinder®

Mapeamento Corporal com FotoFinder®

Dermatologia

O que é?

O equipamento FotoFinder® foi desenvolvido na Alemanha e permite ampliar as lesões cutâneas em até 70 vezes, possibilitando uma análise e diagnóstico mais precisos.

O equipamento é composto de um computador com o software específico para o mapeamento e seguimento de lesões de pele, e uma câmera de alta resolução para a captação das imagens.

Para que serve?

O FotoFinder® utiliza a dermatoscopia digital para o mapeamento e seguimento de lesões (pintas, manchas) suspeitas. As lesões podem ser vistas em pequeno ou grande aumento. Depois de captada a imagem é armazenada e avaliada pelo médico em relação à possbilidade ou não de ser um câncer de pele.

As imagens ficam armazedas e quando o paciente retorna ao consultório são feitas novas imagens, e essas são comparadas, na busca pelo surgimento de novas lesões ou modificação de lesões existentes.

Indicação:

O mapeamento corporal ou o seguimento dermatoscópico digital tem muito boa indicação para os pacientes que apresentam muitos nevos (pintas, belezinhas) no corpo, pois o risco de câncer de pele (principalmente melanoma) está correlacionado com o número de nevos que temos no corpo. Além disso, para os pacientes que já tiveram câncer de pele o mapeamento corporal auxília muito no diagnóstico precoce de novas lesões.

O exame:

O procedimento é realizado no consultório, não é invasivo (não há cortes, injeções, anestesias), e são feitas dezenas de fotos de todo o corpo do paciente e, principalmente, das lesões suspeitas. As imagens ficam armazenadas no computador, mas também podem ser levadas pelo paciente em um DVD ou PenDrive. O seguimento das lesões depende de cada caso, mas pode ser feito entre 3 meses a um ano.

*Dr. Gustavo Z. Poletto - CRM/SC 12.290 | RQE 6.376