ESTÉTICA X SAÚDE na Odontologia

ESTÉTICA X SAÚDE na Odontologia

Odontologia

Quando o assunto é saúde bucal, é comum vir à mente um sorriso bonito, dentes perfeitos e aparência que transmite vitalidade. A estética é importante no ambiente de trabalho, convívio social e para a autoestima. Porém essa busca desenfreada pela perfeição, muitas vezes leva o paciente a procurar tratamentos rápidos sem se preocupar com a saúde da boca. É importante ressaltar que beleza nem sempre é sinal de saúde. Inclusive, na odontologia, o caminho é sempre a garantia da saúde bucal primeiro, para depois se tratar a parte estética do sorriso. Confira alguns motivos sobre a importância de se preocupar com a saúde e a estética dos dentes.

Prevenção bucal: como ela deve ser feita

Aquela história de que se você cuidar dos dentes da forma correta durante toda a vida talvez nem vá precisar usar prótese é a mais pura verdade. Os dentes de um indivíduo costumam ser fortes, porém requerem cuidados específicos durante toda a vida, para que eles não sofram por desgastes, enfraquecimento ou até fraturas.

A fórmula mágica da “vida longa” dos dentes consiste em: fazer uma boa higiene bucal, regrar a alimentação (mais frutas, verduras e sucos naturais, menos doces, carboidratos e refrigerantes) e visitar o dentista no período de seis em seis meses. O profissional irá realizar a análise clínica da sua saúde bucal, examinando não somente os dentes, mas também gengiva e língua, aplicando o tratamento correto.

A busca por dentes perfeitos

A odontologia estética é hoje uma área que vive em constante aprimoramento, são métodos e procedimentos novos que surgem a todo o momento para proporcionar conforto, saúde e harmonia no sorriso. Sua relevância no bem-estar das pessoas é enorme, afinal a imagem pessoal sempre influência na maneira como encaramos a vida e como somos vistos pela sociedade. O sorriso, quando está belo e saudável, é capaz de elevar a autoestima de um indivíduo.

Para alcançar esses resultados, o profissional utiliza diversas ferramentas como: Aparelhos ortodônticos, clareamento dental, lentes de contato, implantes, facetas cerâmicas, preenchimento labial, são alguns dos tratamentos estéticos. Além de serem visivelmente estéticos, estes tratamentos acabam ajudando na mastigação, fonética, na resistência da estrutura do dente ou até no preenchimento de lacunas que a dentição desalinhada costuma provocar.

E afinal, por que ter dentes sadios?

De maneira resumida: Por que é sempre mais econômico, tanto do ponto de vista da prevenção quanto da estética bucal, visitar com regularidade o dentista é uma ação econômica e menos dolorosa, pois previne problemas bucais custosos de serem tratados, além de economizar tempo. O profissional fará a manutenção preventiva, acompanhando o estado de tratamentos feitos anteriormente, e intervindo na existência de alterações, evitando complicações.

Em nosso consultório você encontra uma equipe de dentistas especialistas nas mais diversas áreas da odontologia, buscando sempre os benefícios e o equilíbrio entre a saúde bucal e a estética. Visando a saúde como um todo, depois de feito o diagnóstico, o paciente recebe um plano de tratamento que abrange prevenção, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde oral.

*Dra. Daiane Fin - Cirurgiã-Dentista | CRO/RS 19674