Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata

Oftalmologia

O cristalino é uma estrutura gelatinosa, que fica dentro do globo ocular, atrás da íris. Ele funciona como uma lente, permitindo que a pessoa enxergue em todas as distâncias.

A catarata é o resultado da opacificação do cristalino, que acontece como resultado natural do envelhecimento. Essa estrutura perde gradativamente sua transparência e compromete a visão do paciente, já que impede a chegada dos raios de luz à retina, em que são formadas as imagens.

Embasamento da visão, aumento rápido do grau dos óculos, dificuldade de identificação das cores contrastantes (branco e amarelo, branco e cinza, cinza e preto), esses são alguns dos sinais do avanço da catarata.

A cirurgia de catarata é uma operação em que o médico oftalmologista remove a lente natural turva do olho e a substitui por uma Lente Intraocular Artificial (LIO). Todo o procedimento costuma durar de 25 a 30 minutos. Normalmente, os pacientes sentem pouquíssima dor ou não e voltam às suas atividades normais em poucos dias. Quando retiramos o cristalino precisamos colocar uma lente intraocular no lugar para dar o “grau” dos olhos.

A lente intraocular é uma lente artificial feita de acrílico que realiza a função da lente natural do olho. A maioria das lentes de hoje tem aproximadamente 0,5 cm de diâmetro e são macias o suficiente para serem dobradas e colocadas no olho através de uma incisão muito pequena.

Nenhuma lente funciona para todos e somente seu oftalmologista pode determinar a opção mais apropriada para cada paciente. A saúde total do olho, o estilo de vida desejado após a cirurgia de catarata, todos são fatores que seu profissional deve discutir com seu paciente. No entanto, as lentes intraoculares multifocais são as de tecnologia mais avançada a fim de oferecer uma menor dependência de óculos após a cirurgia.

Tipos de Lentes Intraoculares

• Lentes Monofocais, corrigem a visão para longe, mas exigem o uso de óculos para tarefas de perto;

• Lentes Multifocais, corrigem a visão para todas as distâncias (de perto, intermediária e de longe);

• Lentes Tóricas, corrigem o Astigmatismo.

Muitas pessoas acreditam que a catarata precisa se desenvolver até um estágio muito avançado antes que possa ser removida. Não é mais uma verdade. Hoje, a cirurgia de catarata é um procedimento de rotina que pode ser realizado assim que você e o seu médico sentirem que sua visão esta interferindo na sua qualidade de vida.

*Dr. Marcelo Luiz Kureski CRM/PR 12703 RQE 4420