Cálculo Urinário

Cálculo Urinário

Medicina Veterinária

Sempre que o seu cão ou gato apresentar mudanças no comportamento urinário, atente-se para isso.

Todos os animais ao longo da vida adquirem hábitos, o local e a frequência de urinar é um deles. Normalmente, quando ocorrem mudanças no ato de urinar, alguma alteração patológica está envolvida, como problemas comportamentais (psicológicos), doenças sistêmicas e do trato geniturinário.

Quando falamos a respeito de alterações urinárias, uma das principais causas de problemas são os urólitos, cálculos ou pedras. Estes são formações de diversos tamanhos e formatos que se constroem dentro do sistema urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra).

A urolitíase, como se chama a formação de urólitos, pode causar sinais clínicos que variam conforme a sua localização, como o aumento na frequência da micção, diminuição do volume de urina, presença de sangue na urina, lambedura dos órgãos genitais, dificuldade ao urinar e, até mesmo, anúria (impossibilidade de urinar). Alguns animais passam a fazer xixi em locais inadequados, perdem o apetite e ficam apáticos. Além disso, sentem dor e desconforto.

Entre as causas envolvidas estão: excesso ou carência de substâncias provenientes de dietas mal balanceadas, predisposição racial, baixa ingestão de água, sedentarismo (comum nos gatos) e infecções de bexiga. Todas são causas que colaboram para que ocorra desequilibro na produção urinária, favorecendo a formação de cristais que se unem e geram as pedras.

Alguns exames complementares são indispensáveis para que o diagnóstico seja feito e também para diferenciar a composição do urólito e definir, desta forma, o que causou a formação da pedra.

O tratamento estabelecido se baseia na causa, por isso é tão importante que seja realizado diferenciação do cálculo. Desta forma, o tratamento pode variar desde a introdução de uma nova dieta para o paciente, medicamentos que tratam infecção, desobstrução no caso de pacientes com cálculos dentro da uretra, retirada cirúrgica da pedra, até mesmo a mudanças no manejo em casa.

JOÃO VICTOR PIETROBON (CRMV/PR 12187)

RENATA PAULA ALMEIDA (CRMV/PR 12233)